sábado, 21 de janeiro de 2012

TEMA: Saindo da rotina

o    TEMA: Saindo da rotina
TEMA: Saindo da rotina
TEXTO: Mc 10.46-52
A tendência do ser humano é viver á vida repetindo as mesmas coisas, os mesmos comportamentos, os mesmos hábitos, costumes, os mesmos pecados. Uma das expressões que encontramos inúmeras vezes no A.T é “ e andou nos mesmos pecados ou caminhos de seus pais”.

Como definir o termo rotina:
Habito de fazer uma coisa sempre do mesmo modo. Mecanicamente, repetição monótona das mesmas coisas, apego ao uso geral sem interesse pelo progresso.
A nossa pratica religiosa pode se tornar uma rotina. Algo sem significado, onde muitas das vezes as nossas expressões estão destituídas do verdadeiro conteúdo.
As nossas orações refletem essa realidade, tente tirar algumas palavras da sua oração. Vc não conseguirar orar.
“senhor meu Deus e meu pai, ó Deus, louvamos, presença, obrigado, bênçãos” etc.
Acostumamos-nos andar sempre pelos mesmos caminhos.
Falar sempre as mesmas palavras para os outros.
Sentamos sempre no mesmo lugar na igreja.

A verdade é que nós gostamos da rotina, porque não exige esforço. Todas as vezes que vc faz algo novo seu cérebro tem que se esforçar, gastar energia. Quando é algo rotineiro o cérebro não gasta energia porque todas as informações necessárias já estão ali armazenadas.

Deus nos chama hoje para sairmos da rotina, da mesmice, precisamos andar por novos caminhos, precisamos fazer coisas novas.

Ou vc vai ficar o resto da vida fazendo essas orações que nem mesmo vc suportar mais, tem gente que cultua a Deus de uma maneira tão sem graça que nem o diabo aceita um culto desse.

Tem algumas pessoas que não demonstram nenhuma reação diante de Deus.
Tem outros que fazem pela força do habito.
Tem outros que sempre procuram ir alem daquilo que podem fazer.
Precisamos romper com a rotina da nossa vida, para que possamos experimentar o sobrenatural de Deus.
"Como se faz para romper uma rotina?"
Quero que vc olhe para a historia de um homem que lemos esta noite, Seu nome é Bartimeu e ele era um mendigo, cego, que viveu na antiga cidade de Jericó.
Deixe-me tomar um momento para esboçar para você tipo da rotina deste homem:
Primeiro, ele era cego. Um cego não poderia trabalhar. Ele não sabia ler nem escrever. Não havia escrita braile, ele não tinha um cão para guia-lo.
Segundo ele era mendigo. a única coisa que ele poderia fazer era pedir esmola.
Em terceiro lugar, ele era um objeto de piedade. Ele dependia da compaixão dos outros para sobreviver.

Sua vida foi reduzida a estas últimas quatro palavras do versículo 46: "sentado à beira da estrada." Essa era a sua rotina. Mas ele fez alguma coisa para sair desta rotina. Há pelo menos sete coisas que Bartimeu fez naquele dia, quando Jesus passou por sua rua, sua cidade. Eu não quero enfatizar o que Jesus fez, mas sim o que bartimeu faz para que sua vida mudasse, as coisas começam apartir de você.
O primeiro princípio é este:

1. Assumir a responsabilidade por sua própria vida. Versículo 47 diz: "E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, começou a gritar e dizer:" Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! "
Note aqui que Bartimeu tomou a iniciativa, de gritar. Essa é uma observação muito importante, talvez a mais importante de todas as sete.
Uma das razões porque é tão difícil romper com a rotina é que ela é segura. Ser dependente de outras pessoas não era o estilo de vida mais gratificante, mas pelo menos ele sabia o que estaria fazendo amanhã e no dia seguinte.
No entanto, ele sonhava com mais. Ele sonhava em ser capaz de ver.

O dia em que Jesus passou, Bartimeu foi subitamente confrontado com a decisão mais importante de sua vida. Será que ele continuaria a ser dependente de outros, onde se sentia seguro, ou ele iria assumir a responsabilidade por si mesmo e correria o risco de sair da sua rotina? Se voce não correr riscos .
Você vai ser um morador da rotina pelo resto de sua vida.
Você é responsável pelo que você é em todas as áreas da sua vida. Ninguém é culpado pelo seu fracasso espiritual.
Tem gente que fica o resto da vida culpando os outros pelos seus fracassos. Não oramos mais porque não queremos, não lemos mais porque temos uma mente preguiçosa, não conquistamos mais porque não queremos correr risco.
Nos acostumamos com o ditado popular “ que é melhor um passarinho nas mãos do que dois voando.
Bartimeu assumiu a responsabilidade e disse vou correr risco mais vou sair desta rotina.

Em segundo lugar, se você quiser sair da sua :

2. Acredite que você pode mudar.
Bartimeu precisava de uma fé real, para dar um pulo e se mover em direção a Jesus no meio daquela multidão. V 52. Vai a tua fé te salvou...
A fé não é uma salto na escuridão mas ela é baseada em alguma evidencia. Caso contrario, é nada mais que , ingenuidade.
Note a frase no versículo 47: "E, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, começou a gritar ..."
Isso implica em algum tipo de reconhecimento - algum conhecimento prévio. Bartimeu tinha provavelmente já ouvido falar que Jesus podia curar. Há descrições de pelo menos seis pessoas que foram curadas de cegueira no Novo Testamento.
Como isso se aplica a você e a mim? A Bíblia diz em Romanos 10:17 "Assim também a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo." Ouvir essas histórias produz fé!

Creia que sua vida pode mudar essa noite, sua casa, família, célula, tudo é possível ao que crer.
Quem foi que disse que não tem mais jeito. Você pode ser diferente, mais amável, mais dedicado, mais submisso, mais temente a Deus.

Eu imagino que cada passo que bartimeu dava ele ia pensando hoje é o meu dia, chegou o fim da cegueira, da mendicância, de ficar a beira da estrada, da rejeição.
Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida. Como será o restante de sua vida.

3. Saiba o que você realmente precisa.
Repare no versículo 51 que Jesus fala para Bartimeu: "O que você quer que eu faca por você?"
Por que Jesus teve que perguntar? Ele poderia ler a mente do homem? Ele já não sabe? . Bartimeu não hesitou: "Mestre, eu quero recuperar a minha vista!"
A pergunta de Deus esta noite é o que você deseja? O que você quer?
MT 15.28 Jesus diz para a mulher Cananéia. Seja conforme você quer. Faça-se contigo como tu queres.
O que você deseja para a sua vida, nada? Então você terá nada. Quem não tem objetivos sempre vai viver uma vida de rotina.
4. Pare de se preocupar com o que os outros vão dizer. 48

Algo que mantém muitos de nós em nossas rotinas é o medo da desaprovação dos outros.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim. V 48.
Você vê, ele teve que ir além do que as pessoas estavam dizendo.
O mundo estar cheio de pessoas pessimistas e negativas, pessoas que sempre tem uma mensagem que diz: você não vai conseguir, não adiante, você ta doido.
Não dê ouvidos para pessoas pessimistas.
5. Pare de esperar por circunstâncias ideais.
A situação no dia que Bartimeu foi curado estava longe de ser a ideal. Versículo 46 diz que Jesus estava saindo de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão.
Que chance tinha alguém de obter a atenção em Jesus uma multidão? Quase nenhum. E um cego. Talvez Bartimeu deveria esperar um momento melhor. Talvez amanhã ou no dia seguinte ou na próxima semana ou no próximo ano. Quem vive na rotina pensa assim.

Pare de esperar por condições ideais
6. Faça algo ousado e dramático. V 50.
Nisto, lançando de si a sua capa, de um salto se levantou e foi ter com Jesus.
Um jovem perguntar a um velho executivo qual o segredo para o sucesso? Você vai ser bem sucedido.
Quando você desejar o sucesso tal como você queria o ar, ai você vai se tornar bem sucedido."
Finalmente, se você quiser sair da rotina.
7. Faça algo agora.
Bartimeu decidiu fazer alguma coisa naquele dia, tomou uma decisão, que decisão você vai tomar hoje para mudar a sua vida.

4 comentários:

  1. Esta palavra é de 2012 e foi muito importante para minha vida hoje - 2015, como vemos a palavra de Deus não tem tempo...Ela é viva!
    Sou da visão do MDA, também!
    Levarei para a Célula, pois Domingo foi esta palavra ministrada em nosso Culto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Esta palavra é de 2012 e foi muito importante para minha vida hoje - 2015, como vemos a palavra de Deus não tem tempo...Ela é viva!
    Sou da visão do MDA, também!
    Levarei para a Célula, pois Domingo foi esta palavra ministrada em nosso Culto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Esta palavra é de 2012 e foi muito importante para minha vida hoje - 2015, como vemos a palavra de Deus não tem tempo...Ela é viva!
    Sou da visão do MDA, também!
    Levarei para a Célula, pois Domingo foi esta palavra ministrada em nosso Culto.
    Abraços

    ResponderExcluir